SINOPSE
SUMÁRIO
José Henrique Rollo Gonçalves e Luiz Felipe Viel Moreira..................................................................... 07 Prefácio.
ETNIAS
Rosângela Célia Faustino......................................... 13
Educação escolar, bilinguismo e práticas pedagógicas em escolas indígenas kaingang no Paraná.
Isabel Cristina Rodrigues......................................... 45
Mito e tradição entre os Kaingang da Terra Indígena Rio das Cobras, Paraná – Algumas reflexões.
ESPAÇOS
Francisco Silva Noelli.............................................. 67
O espaço dos Guarani: a construção do mapa arqueológico no Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Valéria Soares de Assis............................................ 91
A invenção do território guarani: do Tako’a à Terra Indígena.
Graciela Chamorro................................................. 111
O povo Kaiowá no século XIX e a ocupação do sul do Mato Grosso por não-indígenas.
IDEIAS
Thomas Bonnici..................................................... 145
A voz de Calibã: avaliação dos discursos de resistência dos povos Pa’yes na Conquista Espiritual (1639) de Antonio Ruiz de Montoya.
Luiz Felipe Viel Moreira........................................ 173
Batista Pereira. Ensaios de um nacionalista da velha República. Christian Fausto Moraes dos Santos...................... 199
Bíblia in natura: milenarismo e lições da natureza na História Natural do século XVIII.
Ailton Morelli......................................................... 213
História ambiental e ensino.
José Henrique Rollo Gonçalves............................. 223
O cavalheiro de Saltés e as cozinheiras de Audagoste: Estereótipos femininos entre os letrados islâmicos da Era Clássica.
Lucio Tadeu Mota.................................................. 245
A história da implantação e desenvolvimento do Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações – Laboratório de
Arqueologia, Etnologia e Etno-história na Universidade Estadual de Maringá.
|