SINOPSE
“Prezado Professor, Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis.
Ler, escrever e aritmética só são importantes
Para fazer nossas crianças mais humanas.”
(Autor desconhecido)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA
Caracterização da pesquisa
Constituição do corpus e procedimento de análise
A ANÁLISE DO DISCURSO E OS ESTUDOS DE MAINGUENEAU
Análise do Discurso: o nascimento de uma ciência
O sujeito para a Análise do Discurso
Dominique Maingueneau e o gênero carta
Categorias teóricas para investigar o discurso 61
Do discurso ao interdiscurso: uma linha tênue
Cena da enunciação
Cena englobante e cena genérica
Cenografia
Ethos, fiador e incorporação
MEMÓRIA, PODER E CORRESPONDÊNCIAS: PALCO DE UMA CENA DISCURSIVA
Nas trilhas da história: memória e documento
Memória em Halbwachs
Memória em Le Goff: cartas são documentos ou monumentos?
Memória em Nora
Memória em Michael Pollak
Memória do Holocausto: dos guetos aos campos
Cartas dos KL: registros de memórias
Memória dos registros epistolares dos campos de concentração
Jornais e Folhas de Cartas
Dos mecanismos de controle do discurso
Discurso interditado: silêncio que fala
A CONSTRUÇÃO DO DISPOSITIVO ANALÍTICO
Construção do ethos do sujeito prisioneiro do KL de Auschwitz
Construção do ethos do segundo prisioneiro no KL Auschwitz
Construção do ethos do sujeito prisioneiro do KL de Dachau 180
Construção do ethos do sujeito prisioneiro no KL Buchenwald
Construção do ethos do sujeito soldado no KL Auschwitz
Construção do ethos do sujeito soldado na linha de frente da guerra
Construção do ethos do sujeito soldado (segunda carta) na linha de frente da guerra
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ARQUIVOS FOTOGRÁFICOS
NOTAS EXPLICATIVAS
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