SINOPSE
APRESENTAÇÃO POR ANTHONY LEAHY, EDITOR:
Considerado um “trabalho muito denso e bem estruturado”, Se você quer subir, não aperte descer: a intuição motivacional do verdadeiro Maslow no case Taurino Araújo, é uma autonarrativa de sucesso, com a qual o autor obteve o grau de Especialista em gestão de pessoas, carreiras, liderança e coaching da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), uma das instituições mais conceituadas do mundo, na qual aparece como ex-aluno notável.
Neste case, Taurino Araújo analisa o impacto da intuição das ideias de Abraham Maslow sobre motivação na produção científica e ações do próprio pesquisador, ao integrar ao seu cotidiano emoções positivas, sentido e propósito de vida para além de seus objetivos imediatos (SELIGMAN: 2019a) enquanto a aquisição de novas habilidades o tornavam referência em seu campo principal de atuação (CSIKSZENTMIHALYI: 1992).
Esse estudo corresponde ao Humanismo de Taurino Araújo aplicado aos negócios e ao gerenciamento pessoal e de grupos, identificando-se, conforme orienta Charles Wright Mills apud Castro & O´Donnell (2015, p.208-211) a predisposição do autor para captar não apenas as “grandes ideias”, mas os subprodutos da vida diária, os sonhos, os trechos de conversa ouvidos na rua, os “pensamentos marginais”, o cultivo do “espírito alegre”, que anima a “imaginação sociológica” e possibilita, por exemplo, “uma combinação de ideias que não supúnhamos combináveis.
Taurino Araújo esteve em contato com as ideias de Maslow desde a sua formação em magistério: durante a adolescência (Ubatã-BA, 1983-1985). O estudo tem por base uma entrevista sobre transpessoalidade concedida ao jornalista João Batista Ferreira, do site Notícia Livre, bem como a análise da fortuna crítica ora representada por mais de 60 trabalhos científicos sobre Taurino Araújo e a sua obra.
O mais denso desses trabalhos é o ensaio de Eduardo Boaventura (2021). A finalidade de entender o papel da motivação e seus consectários de transpessoalidade, autorrealização, criatividade e liberdade individual em Taurino Araújo. In casu, há destaque para a pesquisa junto ao professor, que “coaduna a dimensão dupla, de investigação e formação (Souza, 2006; Cunha, 2009). Destaca-se nesta perspectiva o papel ativo do pesquisador como ator e investigador de sua própria história”. (MARQUES & SATRIANO: 2017, p. 376)
Conjugam-se, portanto, as evidências de Sampaio (2009) sobre um Maslow ainda desconhecido, para quem as pessoas querem realizar-se em outros espaços que não apenas o trabalho a partir do referencial teórico da Psicologia Cultural, bem como comentar sobre a concreta “união de hemisférios” alcançada por Taurino Araújo, segundo Camilo de Lélis Leite Matos (2020).
ANTHONY LEAHY - Editor
-------------------
QUEM É O AUTOR?
TAURINO ARAÚJO é Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (Buenos Aires, 2017). Reconhecido com a maior honraria concedida pelo Estado da Bahia, a Comenda de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira (CBJM, 2013).
Advogado formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus/Itabuna, 1993), especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (Rio de Janeiro, 2002), Especialista em Gestão de Negócios Carreira, Liderança e Coaching pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 2021), Especialista em Antropologia e História (2022).
Professor universitário com longa experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Ensino Jurídico, Religação de Saberes, Teoria Geral do Direito, Hermenêutica, Transpessoalidade, Pensamento Sistêmico, Criminologia, História, Filosofia, Antropologia Jurídica, Ética na Comunicação, Lifementoring Consultant e Campos Interdisciplinares.
Profissional com larga experiência em causas de elevada complexidade, Taurino Araújo atua no Tribunal do Júri e Superiores (STF, STJ, TST, STM e TSE) em especialidades com Direito Bancário, Direito Penal, Penal Tributário, Administrativo, Civil, Eleitoral, Trabalhista, Imobiliário e Relações de Consumo, aliando ao cotidiano da prática jurídica a teorização de sua vasta e diversificada experiência acadêmica.
|