SINOPSE
APRESENTAÇÃO
A obra “QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DO DIREITO SOB A ÓTICA DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY” surge de intensos debates realizados em sala de aula no Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha – UNIVEM.
O desejo e o incentivo por deixar um legado fez com que os discentes do Programa reunissem estudos vinculados à sua dissertação ou respectivas áreas de atuação em contribuição à presente compilação, visando não apenas eternizar a amizade cultivada durante os muitos dias de aula, mas trazer aos leitores a contemporaneidade da obra objeto de estudo escrita em 1943.
O Programa de Mestrado em Direito da UNIVEM é um programa inovador, sendo sua área de concentração voltada aos estudos da Teoria do Direito e do Estado. Possui como premissas iniciais a construção do saber jurídico, crítica aos fundamentos da dogmática jurídica e, em implantação a área de direito e inovação tecnológica.
Diante de tais linhas de pesquisa, os mestrandos puderam alinhar sua atividade jurídica cotidiana aos estudos de pós-graduação, aplicando conceitos atuais, teóricos e práticos em discussões de mérito construídas aliando doutrina, pesquisas e vivência, sob orientação de professores facilitadores e incentivadores da pesquisa científica.
Após tão gratificante troca de conhecimentos, alguns alunos do Programa decidiram aprimorar breves considerações realizadas sobre a obra “O Pequeno Príncipe” na disciplina Teoria Geral do Direito, ministrada pelo estimado Professor Doutor Lafayette Pozzoli, resultando nos estudos que se seguem.
À época, visando enriquecer os debates, foi convidado o Professor Doutor Ivanaldo Santos, profundo conhecedor e estudioso do livro de Antoine de Saint-Exupéry, para uma breve palestra e observações sobre os temas aqui abordados. A excelência dos argumentos e lições repassadas em sala de aula resultaram em convite para prefaciar esta coletânea, o qual foi honrosamente aceito pelo estimado professor.
Desta forma, após um breve histórico sobre o Programa e a excelência de suas aulas, resta apenas mencionar o forte vínculo de amizade formado entre os alunos da Turma de 2019, aqui eternizado, como corolário de dias de intensa alegria e companheirismo.
Agradeço a vocês, colegas e professores, o presente de deixar sob meus cuidados tão nobre incumbência. Levarei em meu coração cada um de vocês.
Abraços fraternos,
Erica Antônia Bianco de Soto Inoue
SUMÁRIO
1 ANÁLISE DA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE” FRENTE À REALIDADE PRISIONAL BRASILEIRA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Maria Fernanda Paci Hirata Shimada
2 O PRINCEPEZINHO E O AMOR MEDIADO DE WARAT
Daniele Silva Lamblém Tavares
3 O PEQUENO PRÍNCIPE DE ANTOINE DE SAINT EXUPÉRY: UMA LEITURA A PARTIR DAS VERTENTES FUNDAMENTAIS
Fernanda Mendes Sales
4 O PEQUENO PRÍNCIPE E O ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO
Bruna Carolina Gonçalves Barbosa
5 O ENSINAMENTO JURÍDICO QUE ABRE ESPAÇO AO DIÁLOGO PARA A CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE PONDERAÇÃO QUE MATERIALIZAM O DIREITO DE LIBERDADE E PLURALIDADE: ANÁLISE A PARTIR DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE
Ricardo Aparecido de Souto
6 O PEQUENO PRÍNCIPE: INDIVIDUALISMO E ISOLAMENTO SOCIAL NO SÉCULO XXI
Camila Rossini Vidal Zanon
7 O PEQUENO PRÍNCIPE, A EDUCAÇÃO JURÍDICA, O DOCENTE E O DISCENTE
Victor José Amoroso de Lima
8 A REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOB O OLHAR DO PEQUENO PRÍNCIPE
Guillermo Rojas de Cerqueira César
9 CALABOUÇOS MODERNOS (PRISÕES)
José Roberto Baptista Junior
10 O PEQUENO PRÍNCIPE: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DA INTERPRETAÇÃO DO DIREITO DE RESPONSABILIDADE
Mariane Miguel
11 O VENDEDOR DE PÍLULAS BLOQUEADORAS DA SEDE E A SEDE PELA ECONOMIA DE TEMPO POR MEIO DE UMA CÉLERE PERSECUÇÃO CRIMINAL EXTRAJUDICIAL VIOLADORA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS
Murilo Cézar Antonini Pereira
12 O PEQUENO PRÍNCIPE E O DIREITO SOCIAL À FELICIDADE
Erica Antônia Bianco de Soto Inoue
13 E SE FOR UM DE NÓS?: UMA ANÁLISE CRÍTICA AO “PEQUENO PRÍNCIPE” DE ANTOINE DE SAINT- EXUPÉRY
Elton Silva
14 O PEQUENO PRÍNCIPE DE SAINT-EXUPÉRY E A VALORIZAÇÃO HUMANA NO MÉTODO APAC
Gilmar Siqueira, Lafayette Pozzoli, Rogério Cangussu Dantas Cachichi
15 A ASCENSÃO DO PODER JUDICIÁRIO E OS LIMITES E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS FRENTE À RESERVA DO POSSÍVEL E O MÍNIMO VITAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE COMPARADA AO LIVRO O PEQUENO PRÍNCIPE
Marcelo Vitor Silva Rizzo, Lucas Colombera Vaiano Piveto, Henrique Hatum Fernandes
16 PÓS-DEMOCRACIA E CONTEMPORANEIDADE À LUZ DA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE”
Caio Vinícius Barbosa Euflauzino
|