SINOPSE
Um dos assuntos mais comentados é a aposentadoria e a reforma da previdência, visto que, a princípio, todo trabalhador espera um benefício e dependerá dele quando se aposentar.
Em algum momento de nossas vidas, iremos querer parar de trabalhar ou não teremos condições para fazê-lo, ou ainda, alguém decidirá por nós que nosso trabalho não vale mais o que valia antes.
E, no momento em que estivermos diante de um desses cenários, seria ideal ter uma fonte de renda que nos permitisse viabilizar nossos projetos de vida e viver dignamente.
Definir qual é o melhor momento de se aposentar é sempre muito pessoal, porque envolve fatores econômicos, físicos e sociais.
Para tanto, necessário promover a conscientização da sociedade a respeito da importância de acumular recursos financeiros em longo prazo e ações educacionais com o propósito de informar a população sobre seus direitos e deveres, fomentando a proteção social e o conhecimento previdenciário.
A educação financeira pode promover a compreensão da mudança do ambiente de aposentadoria, a consciência da necessidade de poupar para o futuro e o entendimento sobre a aposentadoria.
Já a educação previdenciária deve ser abordada de modo a esclarecer a população sobre a necessidade da inserção no regime previdenciário e a real dimensão do que é a Previdência Social e a sua importância para a proteção do trabalhador e de seus familiares.
Assim, convido a esta leitura que tem como objetivo disseminar a Cultura Previdenciária como um importante instrumento para prover melhor bem-estar do indivíduo no futuro.
---------------------
Discussões em torno da Reforma da Previdência têm levado cidadãos de todas as classes sociais a refletirem sobre a importância do planejamento financeiro e previdenciário para o período pós-laboral.
Este livro tem como finalidade chamar a atenção para a Cultura Previdenciária como um importante instrumento para prover melhor bem-estar do indivíduo no futuro.
Para um melhor entendimento sobre a educação financeira e, principalmente, a educação previdenciária, faz-se necessária uma abordagem sobre a abrangência de cada uma, assim como o papel da Previdência Social e das Entidades de Previdência Complementar, dada a situação atual do país.
A Previdência Social Brasileira já passou por várias mudanças conceituais e estruturais, envolvendo a cobertura, o elenco de benefícios e a forma de financiamento do sistema, razão pela qual esses assuntos serão abordados nos Capítulos 1 e 2.
Essas discussões provocaram também aumento no número de pessoas interessadas em outros investimentos a fim de complementar suas aposentadorias, sendo um momento interessante para a Previdência Complementar (Previdência Privada), que se divide em dois grandes grupos, a saber: a Previdência Complementar Aberta e a Previdência Complementar Fechada (Fundos de Pensão), que serão estudados no Capítulo 3.
Por fim, no Capítulo 4 será abordada a Cultura Previdenciária como forma de conscientizar a população e participantes dos planos de previdência sobre a importância do planejamento financeiro e previdenciário e de como poderão ampliar a compreensão sobre a previdência.
Entendemos que a educação financeira e previdenciária são pilares fundamentais para o desenvolvimento do sistema de previdência e formação de poupança de longo prazo que é essencial para a economia e para a manutenção da qualidade de vida.
|