Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Palestras & Ensaios sobre Autores de Língua Portuguesa

Autor: João Manuel Simões
Páginas: 296 pgs.
Ano da Publicação: 2010
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 55,00

SINOPSE

      Á maneira do o livro anterior, este reúne os textos de várias palestras e conferências que pronunciei, nos últimos anos, em diversas agremiações literárias, focalizando Antero de Quental, Bento Munhoz da Rocha Netto, Bocage, Camões, Camilo, Cecília Meireles, Coelho Netto, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Tasso da Silveira e Vieira, além da saudosa paranaense Helena Kolody, a “santa Helena” de Paulo Leminski.

      Enfim, os textos que seguem, na sua intrínseca materialidade, podem talvez ser também da mesma natureza daquelas “words, words, words”, do denso monólogo que o divino Shapespeare coloca na boca do humaníssimo Hamlet. Mas são sobretudo a resultante direta daquilo que se convencionou chamar de “prazer da escrita”. Este, por sua vez, oriundo de um prazer análogo, talvez maior - o prazer da leitura. Ler e escrever, como forma sutil de ser e estar – no mundo. Como forma de justificar o escritor perante o tribunal de si mesmo. E, em última instância, talvez, de absolvê-lo do pecado (imortal) da escrita.
 
 
João Manuel Simões