Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO! Superagui - Informações Históricas

Autor: José Carlos Veiga Lopes
Páginas: 248 pgs.
Ano da Publicação: 2009
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 45,00

SINOPSE
O Superagui até pouco mais de cinquenta anos atrás era uma península, porém, com a abertura do canal do Varadouro, ligando as baías de Cananeia e Paranaguá, transformou-se numa ilha. Conforme veremos no transcorrer deste trabalho, algumas pessoas chamavam-no a quase ilha, porque apenas pequena parte do seu contorno não era cercada por água. Embora hoje, com o assoreamento do canal, está quase voltando a ser península. Queremos dar uma ideia das suas origens históricas, relacionando acontecimentos que ocorreram na atual ilha do Superagui em mais cinco séculos. Incluímos muitos dados de regiões vizinhas, como o Varadouro Novo, o rio dos Patos e a ilha das Peças, que estão muito interligadas. De uma maneira geral, até certo ponto seguimos ordem cronológica para as informações sobre a península/ilha, mas separamos alguns assuntos, como sobre Ararapira e a abertura do canal do Varadouro, que colocamos em capítulos à parte para melhor compreensão.
 
José Carlos Veiga Lopes é Presidente da Academia Paranaense de Letras e Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.