Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

AS PANDEMIAS E O MAL-ESTAR CONTEMPORÂNEO

Autor: Agostinho Ramalho Marques Neto
Páginas: 170 pgs.
Ano da Publicação: 2024
Editora: Instituto Memória
De: R$ 85,00 - por: R$ 75,00

SINOPSE

SINOPSE:

As Pandemias e o Mal-Estar Contemporâneo é uma compilação de textos que, de forma interdisciplinar, combina filosofia, psicanálise, direito e literatura. Todos os textos decorrem de palestras proferidas entre os anos 2008 e 2020 e têm em comum temas que fazem parte da caminhada teórica do autor.

O primeiro artigo decorre de conferência online promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Direito do UniBrasil em julho de 2020. Nesse texto, o autor envereda pela análise das implicações sociais, econômicas e psíquicas das diversas pandemias: a pandemia sanitária, de Covid-19, a pandemia política, marcada pelo vírus do autoritarismo, e a pandemia no campo das ideias. A partir do diálogo entre Hobbes, Freud e Lacan, o autor analisa o mal-estar contemporâneo e articula conceitos como o neoliberalismo, o anti-intelectualismo e o ódio comum ao inimigo, necessário para a mobilização das massas e sua adesão ao discurso de negação da ciência.

Os demais textos também se movem na interlocução entre direito e psicanálise. No artigo intitulado Os direitos humanos como o fundamento e o limite do poder do Estado. Sua inobservância como prenúncio do Estado de Exceção, o autor analisa a flexibilização de direitos e garantias fundamentais e o afrouxamento das regras do jogo democrático, tendo como pano de fundo a Operação Lava Jato. No texto Neoliberalismo e Gozo, o autor analisa as consequências do neoliberalismo nos campos político, jurídico, ético e psicológico, concluindo que a lógica do consumo se constitui a partir de um imperativo do gozo, que substitui o imperativo ético. No último artigo, A censura da expressão linguageira e a hipertrofia do direito penal a serviço do ‘politicamente correto’, o autor analisa como a concepção do politicamente correto vem se materializando no mundo contemporâneo e as suas implicações no campo penal.

Trata-se de um livro essencial para entender as ameaças à democracia nos tempos atuais, em que o discurso obscurantista ainda está presente no Brasil e no mundo.

O AUTOR:

Agostinho Ramalho Marques Neto é psicanalista e professor nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política. Professor Emérito da UFMA, Mestre em Direito pela PUC/RJ e Notório Saber em Direito pela UFPA. Membro efetivo da Academia Maranhense de Letras. Analista membro da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Autor do livro A ciência do Direito: conceito, objeto, método e de dezenas de artigos publicados nas áreas de Filosofia do Direito, Filosofia Política e Teoria Psicanalítica.