Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Getúlio, FHC e Lula - Devoção Popular e Santíssima Trindade

Autor: Pedro Ricardo Dória
Páginas: 340 pgs.
Ano da Publicação: 2008
Editora: Instituto Memória - Juruá Editora
Preço: R$ 95,00

SINOPSE
SINOPSE

Compreender, em profundidade, o papel de lideranças do quilate de Getúlio, FHC e Lula, é mais do que meio caminho andado para entender o desenvolvimento político e histórico do Brasil.
Daí a extraordinária importância desta obra única, que proporciona ao leitor um enfoque do que significa e como funciona o carisma destes três brasileiros de proa e de como eles afetaram (e ainda podem afetar) o presente e o futuro deste grande país, que a todos nós compete construir.
Aí se insere a inevitável questão de saber até que ponto os líderes interpretam, representam e/ou sintetizam momentos históricos e até onde pode ir a influência de sua própria vontade, sobrepondo-se a fatores de natureza impessoal ou coletiva.
Sobre isso há muito para refletir nesta obra, rica de constatações e de instigantes desafios.
Concordo plenamente com a afirmativa do autor:
"O Brasil do século XXI – em compasso com os demais parceiros do grupo de países emergentes – precisa aumentar sua capacidade de aprender com a história - cada vez mais um processo global – a fim de não continuar reincidindo em erros cognitivos e em ações desastrosas".

Essa é a possibilidade aberta por este livro.
PEDRO RICARDO DÓRIA - com o que já publicou e com o que vai publicar - inclui-se, seguramente, entre os autores indispensáveis para que possamos melhor compreender o Brasil moderno e para que o Brasil possa se compreender.

Hélio de Freitas Puglielli
Professor da UFPR (1971/96), da PUCPR (1967/78) e ex-editorialista dos jornais curitibanos O Estado do Paraná, Indústria & Comércio e Gazeta do Povo. Autor de PARA COMPREENDER O PARANÁ (1991), entre outros.

CURRÍCULO DO AUTOR

Pedro Ricardo Dória - Com este segundo livro, o autor empreende mais um passo na realização de uma trilogia sobre liderança política, nos âmbitos estadual, nacional e mundial. O primeiro volume também foi publicado pela Juruá: Jaime Lerner: Liderança, autoridade e contexto político. O terceiro livro - que se encontra em fase de planejamento e de pesquisas complementares - focaliza uma seleção de líderes proeminentes no mundo, de modo a cobrir o complexo período do pós-Segunda Guerra Mundial e dos primeiros anos do século XXI, quando prosseguem marcantes transformações da ordem internacional. Há alguns anos, o autor - voltando-se para questionamentos econômicos e políticos - escreveu outro livro que atentou para a crise mundial e as tendências de seus desdobramentos. Nessa obra, frisavam-se aspectos políticos do choque do petróleo ocorrido nos primeiros anos 1970, quando o Brasil viveu o seu período de mais intenso desenvolvimento econômico (Energia no Brasil e dilemas do desenvolvimento – A crise mundial e o futuro, Petrópolis/RJ: Vozes, 1976); Mestre em Sociologia – UFPR; o autor trabalhou – durante mais de 25 anos – junto à presidência da empresa de eletricidade do Governo do Paraná – Copel, atuou como jornalista de assuntos econômico-financeiros e lecionou em Economia, na Faculdade Católica de Administração e Economia. Além de haver realizado os cursos de graduação em Filosofia e em Direito, participou de seminários no exterior (1971 e 1974) e dos seguintes outros cursos: da Comissão Econômica para a América Latina – Cepal/ONU (Curitiba), da Escola Superior de Guerra (Rio de Janeiro) e da Universidade de São Paulo – USP (Faculdade de Administração e Economia/Administração para Executivos).