Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Produção Florestal Empresarial e Associativa - Análise e Contextualização Macroeconômicas

Autor: Antonio Benedito de Siqueira
Páginas: 126 pgs.
Ano da Publicação: 2009
Editora: Instituto Memória - Juruá Editora
Preço: R$ 29,90

SINOPSE
SINOPSE

Na assertiva de Kalecki, uma iniciativa econômica pressupõe a propriedade do capital. Os bancos fornecem por meio do crédito o capital demandado pelos empresários, segundo Schumpeter. As iniciativas da economia fraterna deverão ser financiadas por dinheiro de empréstimo e de doação, conforme Steiner.
As duas primeiras declarações tratam da lógica da economia capitalista, que objetiva produzir mercadorias e, em última instância, a valorização do capital. A terceira afirmativa parte do pressuposto de que as pessoas podem prover com os recursos necessários as iniciativas econômicas que visem atender os interesses dos demais pessoas da comunidade. A produção de madeira por meio de associações é o mecanismo pelo qual se constrói a fraternidade no âmbito da economia. A economia associativa é um dos pilares da sociedade trimembrada: fraternidade nos assuntos econômicos, liberdade nas questões do espírito e igualdade no plano dos direitos.
 

CURRÍCULO DO AUTOR

Antonio Benedito de Siqueira é Mestre pela Universidade Federal do Paraná, 1992: “Sindicato, controle estatal e negociação coletiva de trabalho”; Doutor pela Universidade Federal do Paraná, 2003: “Organização e financiamento de projeto florestal associativo”.