Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

O QUINTO SEGREDO DE JANE - ROMANCE

Autor: NELSON CERQUEIRA
Páginas: 446 pgs.
Ano da Publicação: 2020
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 150,00

SINOPSE

NELSON CERQUEIRA, AUTOR DE 18 OBRAS, MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA, LANÇA SEU 2º ROMANCE: O QUINTO SEGREDO DE JANE.

Escritor consagrado nacionalmente e internacionalmente, imortal membro da Academia de Letras da Bahia, professor da UFBA, poeta, jornalista, doutor e mestre em Literatura comparada pela Indiana University (EUA), lança pelo Instituto Memória, editora curitibana, sua 18º obra e seu 2º romance.  

Nelson Cerqueira escreveu, entre outros, os livros "A Critica Marxista de Franz Kafka", "A  estética da  recepção da poesia de Agostinho Neto", "Hermenêutica & literatura: Um estudo sobre William Faulkner e Graciliano Ramos" e “Uma Visita a Jorge Amado – Edição Bilíngue”. Seu primeiro romance, sucesso absoluto de público e de crítica, foi “Martin: Judeu brasileiro e sem dinheiro”.

Em função da pandemia, o lançamento será virtual pelo Instagram do Instituto Memória, editora curitibana especializada em humanidades com 20 anos de existência. A edição já está à venda com valor de promocional no site da editora (www.institutomemoria.com.br) e quem fizer a compra até o dia do lançamento receberá o livro autografado em sua casa. 

LEITURA CRÍTICA:

Trata-se de um livro profundo e crítico sobre todo o sistema social. Um enredo que se desenvolve a partir de referências sociológicas, históricas, antropológicas, psicanalistas, religiosas, feministas, perscrutando códigos de moralidade a partir do olhar da estudante Jane, de personalidade complexa, não linear, que se muda de Salvador para cursar mestrado em sociologia na USP, doutorado na Sorbonne, mostrando como funciona o universo... O talento do escritor-filósofo, sertanejo-judeu, professor-acadêmico Nelson Cerqueira infunde à história intertextual, narrada em media res, prazeres em doses de existencialismo psicológico numa leitura que convida a um caminhar com Jane enquanto procura verdades independentes. É muito mais que isso: é aprendizado e ideias; é possibilidade de fazer um passeio pela história do pensamento; é ficção numa narrativa que cabe inúmeras interpretações de significados implícitos. É o quinto segredo de Jane...

EZILDA MELO: JURISTA. Mestra em Direito Público/UFBA. Professora Universitária. Coordenadora de Política Editorial e da Presidência do Conselho de Política Editorial do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED). Autora renomada.