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DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA Impactos e Consequências

Autor: ORGANIZAÇÃO Luciano Bandeira Arantes, Fábio Nogueira Fernandes, Claudio Carneiro
Páginas: 240 pgs.
Ano da Publicação: 2020
Editora: Instituto Memória
De: R$100,00 - por: R$90,00

SINOPSE

APRESENTAÇÃO

É com imensa alegria e sentimento de dever cumprido que apresentamos mais uma obra sobre Direito à Educação.

A presente obra intitulada “Direito à Educação em tempo de pandemia: impactos e consequências” é o segundo volume de uma coleção, fruto de mais uma valorosa iniciativa de pesquisa dos membros da Comissão de Direito à Educação da OAB/RJ e do Centro de Investigação Baiano de Direito, Educação e Políticas Públicas (CIDEP) vinculado ao Grupo de Pesquisa do Programa de Mestrado da UniFG/BA.

O primeiro livro foi um grande sucesso, pois envolveu temáticas relevantes sobre Educação, como por exemplo, o homeschooling. Esse e demais artigos da obra anterior já foram citados em diversos trabalhos, daí a motivação para dar continuidade ao projeto.

Ao longo do tempo, o mundo já enfrentou diversas endemias, epidemias e pandemias, mas não há dúvidas que a pandemia do COVID-19 entrou para a história como sendo a maior crise sanitária do século XXI. Isso porque, além da potencialidade de transmissão do vírus e da letalidade que este provoca, ainda trouxe a reboque uma crise econômica, fiscal, social e, até mesmo política. Diante desse quadro de calamidade que assolou o país e todo o mundo, com o objetivo de tentar minimizar a transmissão do vírus, as autoridades impuseram a política do distanciamento social que, por sua vez, provocou mudanças significativas em vários segmentos econômicos e sociais, como por exemplo, escolas, universidades, igrejas, shoppings, clubes e academias. Por óbvio, a área educacional também sentiu esses impactos que alcançaram instituições, professores, alunos e, até mesmo, a própria família, já que todos passaram a estar em casa em tempo integral. Nesse contexto. buscou-se apresentar um projeto inovador relacionando os impactos e as consequências ligadas à Educação durante e, sobretudo, após o controle da pandemia.

Agradecemos a todos os autores que compartilharam seus conhecimentos e, com isso, contribuíram de maneira bastante significativa para a compilação dessa importante obra coletiva.

Agradecemos ao Instituto Memória pelo apoio desde o início do primeiro projeto que agora culmina com o segundo volume.

Acreditamos que a Educação é o principal elemento de transformação social. Nesse sentido, como organizadores da obra, apresentamos mais uma singela contribuição para que o país possa buscar uma posição de destaque no cenário da Educação.

Luciano Bandeira - Presidente da OAB/RJ.

Fábio Nogueira - Secretário-Geral Adjunto da OAB/RJ

Coordenador Geral das Comissões Temáticas da OAB/RJ

Claudio Carneiro - Presidente da Comissão de Direito à Educação da OAB/RJ

Coordenador do CIDEP – UniFG – Bahia

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SUMÁRIO

Capítulo 1   DO LIMÃO, UMA LIMONADA!

Angela Dias Mendes

Capítulo 2   O DIREITO À LITERATURA EM TEMPOS DE COVID  

Bruno Miola da Silva

Guilherme Gonçalves Alcântara

Capítulo 3   EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: A COVID-19 E A QUESTÃO DOS VALORES DAS MENSALIDADES ESCOLARES 

Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho

Bruno de Souza Cavalcante

Capítulo 4   EDUCAÇÃO VIRTUAL E PANDEMIA: UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO 

Carlos Eduardo Japiassú

Eduardo Manuel Val

Fábio Corrêa Souza de Oliveira

Capítulo 5   REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, O DESCOMPASSO POLÍTICO E O DIREITO A EDUCAÇÃO

Claudio Carneiro

Osvaldo Veloso Vidal

Sandra Barbosa Mertz Pedrazzi

Capítulo 6   PANDEMIAS ANUNCIADAS: O QUE O HISTÓRICO EPISÓDIO DA COVID-19 NOS ENSINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO?

Daniel Braga Lourenço

Bárbara D’angeles Alves Fagundes

Capítulo 7   Educação Remota Emergencial: desafios e perspectivas da Educação Superior no sudoeste do semiárido baiano 

Deborah Marques Pereira

Marcus Bernardes

Adriana Pereira Bomfim

Capítulo 8   REFLEXÕES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

Fagner Sandes

Vanessa Lacerda

Capítulo 9   POR UMA ESCOLA DO CAMPO: DIFICULDADES DE ACESSO A NOVA PROPOSTA DE ENSINO DIGITAL

Isabella Fernandes Batista

Kaegela Patrícia Rocha Milhazes de Souza

Capítulo 10      OS IMPACTOS E CONSEQUÊNCIAS DA COVID-19 NO APROFUNDAMENTO DA DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Leonardo Ribeiro Pessoa

Capítulo 11      A REVISÃO JUDICIAL DE ATOS DE RECONSTRUÇÃO NA EDUCAÇÃO 

              Luiz Carlos Avila Junior