Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Questões contemporâneas do direito sob a ótica da obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

Autor: Organizadora: Erica Antônia Bianco de Soto Inoue
Páginas: 222 pgs.
Ano da Publicação: 2019
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 65,00

SINOPSE

APRESENTAÇÃO

 

A obra “QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DO DIREITO SOB A ÓTICA DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY” surge de intensos debates realizados em sala de aula no Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha – UNIVEM.

O desejo e o incentivo por deixar um legado fez com que os discentes do Programa reunissem estudos vinculados à sua dissertação ou respectivas áreas de atuação em contribuição à presente compilação, visando não apenas eternizar a amizade cultivada durante os muitos dias de aula, mas trazer aos leitores a contemporaneidade da obra objeto de estudo escrita em 1943.

O Programa de Mestrado em Direito da UNIVEM é um programa inovador, sendo sua área de concentração voltada aos estudos da Teoria do Direito e do Estado. Possui como premissas iniciais a construção do saber jurídico, crítica aos fundamentos da dogmática jurídica e, em implantação a área de direito e inovação tecnológica.

Diante de tais linhas de pesquisa, os mestrandos puderam alinhar sua atividade jurídica cotidiana aos estudos de pós-graduação, aplicando conceitos atuais, teóricos e práticos em discussões de mérito construídas aliando doutrina, pesquisas e vivência, sob orientação de professores facilitadores e incentivadores da pesquisa científica.

Após tão gratificante troca de conhecimentos, alguns alunos do Programa decidiram aprimorar breves considerações realizadas sobre a obra “O Pequeno Príncipe” na disciplina Teoria Geral do Direito, ministrada pelo estimado Professor Doutor Lafayette Pozzoli, resultando nos estudos que se seguem.

À época, visando enriquecer os debates, foi convidado o Professor Doutor Ivanaldo Santos, profundo conhecedor e estudioso do livro de Antoine de Saint-Exupéry, para uma breve palestra e observações sobre os temas aqui abordados. A excelência dos argumentos e lições repassadas em sala de aula resultaram em convite para prefaciar esta coletânea, o qual foi honrosamente aceito pelo estimado professor.

Desta forma, após um breve histórico sobre o Programa e a excelência de suas aulas, resta apenas mencionar o forte vínculo de amizade formado entre os alunos da Turma de 2019, aqui eternizado, como corolário de dias de intensa alegria e companheirismo.

Agradeço a vocês, colegas e professores, o presente de deixar sob meus cuidados tão nobre incumbência. Levarei em meu coração cada um de vocês.

 

Abraços fraternos,

 

Erica Antônia Bianco de Soto Inoue

 

SUMÁRIO

 

1 ANÁLISE DA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE” FRENTE À REALIDADE PRISIONAL BRASILEIRA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Maria Fernanda Paci Hirata Shimada

2 O PRINCEPEZINHO E O AMOR MEDIADO DE WARAT 

Daniele Silva Lamblém Tavares

3 O PEQUENO PRÍNCIPE DE ANTOINE DE SAINT EXUPÉRY: UMA LEITURA A PARTIR DAS VERTENTES      FUNDAMENTAIS

Fernanda Mendes Sales

4 O PEQUENO PRÍNCIPE E O ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO 

Bruna Carolina Gonçalves Barbosa

5 O ENSINAMENTO JURÍDICO QUE ABRE ESPAÇO AO DIÁLOGO PARA A CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE PONDERAÇÃO QUE MATERIALIZAM O DIREITO DE LIBERDADE E PLURALIDADE: ANÁLISE A PARTIR DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE 

Ricardo Aparecido de Souto

6 O PEQUENO PRÍNCIPE: INDIVIDUALISMO E ISOLAMENTO SOCIAL NO SÉCULO XXI 

Camila Rossini Vidal Zanon

7 O PEQUENO PRÍNCIPE, A EDUCAÇÃO JURÍDICA, O DOCENTE E O DISCENTE 

Victor José Amoroso de Lima

8 A REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOB O OLHAR DO PEQUENO PRÍNCIPE 

 Guillermo Rojas de Cerqueira César

9 CALABOUÇOS MODERNOS (PRISÕES) 

José Roberto Baptista Junior

10 O PEQUENO PRÍNCIPE: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DA INTERPRETAÇÃO DO DIREITO DE RESPONSABILIDADE   

Mariane Miguel

11 O VENDEDOR DE PÍLULAS BLOQUEADORAS DA SEDE E A SEDE PELA ECONOMIA DE TEMPO POR MEIO DE UMA CÉLERE PERSECUÇÃO CRIMINAL EXTRAJUDICIAL VIOLADORA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS 

Murilo Cézar Antonini Pereira

12 O PEQUENO PRÍNCIPE E O DIREITO SOCIAL À FELICIDADE 

Erica Antônia Bianco de Soto Inoue

13  E SE FOR UM DE NÓS?: UMA ANÁLISE CRÍTICA AO “PEQUENO PRÍNCIPE” DE ANTOINE DE SAINT- EXUPÉRY 

Elton Silva

14 O PEQUENO PRÍNCIPE DE SAINT-EXUPÉRY E A VALORIZAÇÃO HUMANA NO MÉTODO APAC 

Gilmar Siqueira, Lafayette Pozzoli, Rogério Cangussu Dantas Cachichi

15  A ASCENSÃO DO PODER JUDICIÁRIO E OS LIMITES E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS FRENTE À RESERVA DO POSSÍVEL E O MÍNIMO VITAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE COMPARADA AO LIVRO O PEQUENO PRÍNCIPE

Marcelo Vitor Silva Rizzo, Lucas Colombera Vaiano Piveto, Henrique Hatum Fernandes

16 PÓS-DEMOCRACIA E CONTEMPORANEIDADE À LUZ DA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE” 

Caio Vinícius Barbosa Euflauzino