Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Palavra de mulher – poesias: homenagem à Viviane Coêlho de Séllos Knoerr

Autor: Organização: Wanda Camargo
Páginas: 182 pgs.
Ano da Publicação: 2019
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 50,00

SINOPSE

Apresentação

JUSTA HOMENAGEM À PROFESSORA VIVIANE SÉLLOS KNOERR

A Professora Viviane é quase uma unanimidade na área do Direito na cidade de Curitiba e também no estado como um todo.

Doutora em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Direito das Relações Sociais pela mesma Universidade, realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, tendo grande experiência em Responsabilidade Social da Empresa, e em assuntos como Dignidade da Pessoa Humana, Cidadania, Ética, interpretação e aplicação da Constituição, assim como tutela de Direitos Difusos e Coletivos.

Pessoa profundamente preparada, acolhedora e acessível, esta advogada é professora e Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA, e todos que a conhecem passam imediatamente a admirá-la por sua competência, dinamismo e sobretudo por sua sensibilidade.

Dela, fala o professor doutor Sandro Gibran: “A Professora Viviane concilia duas características que poderiam, curiosamente, parecer paradoxais: delicadeza e fortaleza.

Aliás, fisicamente Viviane transparece essas qualidades: é uma pequena mulher incansável! Realmente, o vigor com o qual Viviane conduz seus projetos pessoais e profissionais denota sua tenacidade e fé intensa, e é, de fato, pessoa de muita fé e humildade; pois para ela suas tantas conquistas pessoais e profissionais são consequências da Providência, de ter sido divinamente atendida em suas petições. Notem que Viviane sempre tem consigo, dentre seus acessórios, muitos símbolos de sua profunda religiosidade (crucifixos, rosários, medalhas etc.).

Os intentos de Viviane são sempre alcançados seguramente também mediante trabalho intenso e persistente dedicação.

Já a delicadeza de trato é notória e indistinta para quem se achega à Viviane... Não obstante, normalmente terão dela ainda maior atenção aqueles que, por simplicidade, mereceriam enaltecimento. De fato, Viviane valoriza e promove os mais simples e não apenas da simplicidade econômica, mas daquela que, de qualquer forma, marginaliza. Viviane identifica os atributos alheios, muitas vezes ocultos e ocultados pela timidez, e os destaca, e os exalta, dignificando quem não se reconhecia como merecedor ou capaz.

Tanto quanto de pessoas, Viviane é uma defensora dos animais. Ela tem dois gatos de estimação. Por conta da rinite e da sinusite crônica, certo médico alergista recomendou a ela que se livrasse dos gatos... Viviane mudou de médico e aumentou a dose do anti-histamínico e os bichanos continuam com ela: felizes e brincando em sua companhia.

Em outra ocasião, um joão-de-barro resolveu fazer sua casa no beiral da janela da sala de trabalho da Viviane. Ela se encantava com o passo a passo da edificação e mostrava com orgulho aos seus visitantes o passarinho e a nova moradia.

Como a janela da sala é basculante, ninguém mais a abria, por maior que fosse o calor. Ela mesmo só se “defendia” com um ventilador nos mais tórridos dias de verão.

E quando da necessária posterior reforma de sua sala, para corrigir uma infiltração, seguida de pintura, Viviane pediu aos trabalhadores que respeitassem e protegessem a casinha de barro. E assim aconteceu!

Viviane adora reunir os amigos e o faz com frequência em sua casa e em seu escritório de advocacia, preparados para receber muitos e sempre com muito aconchego (para surpresa e espanto dos curitibanos)! Basta um violão e uma roda de música para alegrá-la, para que seu bom sentimento de anfitriã contagie e conforte a todos.

Aos meus olhos essa é Viviane: a competentíssima coordenadora da pós-graduação stricto sensu, uma querida amiga que tem todo o meu respeito e admiração! A fortaleza e a delicadeza personificada em uma pequena mulher!”

Assim também o Prof. Dr. Clayton Reis se pronuncia: “Apontar indicativos ou relatar a personalidade da Profa. Dra. Viviane Séllos Knoer é uma tarefa difícil, mesmo para aqueles que a conhecem há tantos anos como eu. Isto porque, se trata de uma personalidade de múltiplas dimensões no campo dos valores e espiritualidade. Possui uma competência profissional de grande magnitude ao lado de uma humildade universal – ela sabe a diferença entre o conhecimento e sabedoria. Seu espírito de liderança e determinação é o ponto forte dessa pessoa extraordinária. Sua liderança é corajosa, porque ela defende com determinação todos os seus liderados. Seu relacionamento com todos aqueles que a circundam – especialmente os mais humildes – é revestido de uma luz angelical. Ela comanda com a determinação e a bravura de um general, sem perder a nobreza dos seus gestos de respeito e consideração para com o próximo. Sua linguagem de comunicação sempre é pautada pela lógica e pela razão. Não se esquece de ninguém dos seus colaboradores quando agradece e elogia a participação de cada um deles no exercício do processo de coordenação e comando. E, quando se dedica aos seus inúmeros propósitos, não mede esforços pessoais, familiares e financeiros, para atingir seus objetivos. É determinada e desprendida – espírito raro nos tempos atuais! Consegue conquistar as pessoas através da sua afabilidade, doçura e grandeza espiritual. Aprendi, nesses dez anos, a conhecê-la, respeitá-la e admirá-la. Todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la e conviver com ela, aprenderam a respeitá-la pelos seus incontáveis valores. Que Deus a proteja e ilumine hoje e sempre!”

Da mesma forma, professor doutor Luiz Eduardo Gunther, que trabalha ao seu lado ressalta sua capacidade de organização como conhecida por todos. Sua aptidão para agregar professores, mestrandos, alunos, colegas de outros Estados e países em torno dos estudos relacionados ao Direito, às empresas e à cidadania é notória.

Ele mesmo relata os resultados impressionantes obtidos desde que passou a coordenar o Programa de Mestrado; e agora tem sob sua responsabilidade o Programa de Doutorado. Inclusive a Revista que edita alcançou nota máxima graças à sua dedicação em reunir articulistas do Brasil e do exterior.

Nas suas palavras, “Nos eventos que promove, a Professora Viviane não se preocupa apenas com os áridos temas do Direito; traz também a arte para perto, por meio da pintura, da música e da poesia, dando oportunidade aos talentos regionais para apresentarem suas criações.

Graças a essa particularidade de descobrir e reunir talentos, diversas obras coletivas, tanto jurídicas quanto de poesia e homenagens a professores, já foram publicadas sob sua batuta. O incentivo permanente desta professora ao desenvolvimento e à divulgação da cultura garantiu seu reconhecimento como grande educadora”.

Esta obra coletiva que reúne poesias é uma forma elevada de fazer um agradecimento e uma merecida homenagem a uma grande Professora, que também é poeta.

 

Wanda Camargo

Coordenadora de projetos culturais do UniBrasil Centro Universitário.

 

POETAS PARTICIPANTES

Alecsandra Barros Ramalho

Andrea Bulka Sahaiko Kruk

Antonia Leão

Candice Firmino de Azevedo

Cristiane Florêncio Duarte de Oliveira

Debora de Castro da Rocha

Elaine de Lourdes Pereira Oliveira

Elciana Goedert

Eliane Câmara

Elisiane Gabrielle Domainski

Eloiza Sacramento

Flávia Diniz Roldão

Graciela Sanjutá Soares Faria

Jessica Magari Ferazza

Jessica Ziegler de Andrade Silveira

Josefa Janete de Azevedo

Josenice Perrout Trevisani

Jussara Regina Branco

Karina Guerreiro de Sá

Lídia Cristina Miguel Victor Santos

Maria da Glória Colucci

Marlene Xavier Nobre

Marli Terezinha Andrucho Boldori

Negra Luz

Paola Cantarini

Rayssa Kloczko

Rebecca Toscani

Rosa Maria Soares Bugarin