Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO! O PATRIMÔNIO CULTURAL ENTRE AS TEORIAS E AS PRÁTICAS - reflexões de teoria e prática patrimonial

Autor: Organizador: Luciano Chinda Doarte
Páginas: 250 pgs.
Ano da Publicação: 2019
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 70,00

SINOPSE

Sumário

 

Capítulo I           MUSEUS SUSTENTAVEIS: INSTITUIÇÕES, COMUNIDADES, DESENVOLVIMENTO E A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA .........13

Alcione Junior Gabardo

 

Capítulo II          SOBREVIVÊNCIA DO PATRIMONIO: A IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA GRAÇA .............22

Beatriz Rengel

Euler Renato Westphal

 

Capítulo III         POR ELES E PARA ELES: A CONSTRUÇÃO DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL LGBT ...................33

Bruno Giordano

 

Capítulo IV         A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO: ALGUMAS REFLEXÕES ..............43

Daniel Levy de Alvarenga

 

Capítulo V          REFLEXÕES ACERCA DA MEMÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA NA TRANSFORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO ........................................................64

Dary Pretto Neto

Juliane Serres

 

 

Capítulo VI         A ESQUINA DO MUNDO: BAR DO PARQUE DA BELLE ÉPOQUE AO CONTEMPORÂNEO: PATRIMÔNIO PARA QUEM? ...............................76

Débora Cristiane Nascimento Blois

 

Capítulo VII        DISCURSOS E USOS ACERCA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO PORTO DO RIO NO ÂMBITO DOS MEGAEVENTOS ...................................................88

Débora Anízio Rios

 

Capítulo VIII      CONTESTAÇÃO DO COMEÇO INCONTESTÁVEL: IDENTIDADE E PATRIMÔNIO NO MEMORIAL DE CURITIBA ..............................................................99

Felipe Augusto Tkac

 

Capítulo IX         CASA GOMM: UM IMÓVEL SINGULAR NO   BATEL .................................................................110

Francine Gehring

Poliana Valieri

 

Capítulo X          BIOGRAFIA CULTURAL COMO FERRAMENTA DE PROPOSIÇÃO PARA A PATRIMONIALIZAÇÃO DO ENGENHO VITÓRIA .....................................122

Gabriel Carvalho Santos

Sabrina Damasceno Silva

 

Capítulo XI         O PATRIMÔNIO CULTURAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA ........133

Jorge Eschriqui Vieira Pinto

 

Capítulo XII        AS CONTRADIÇÕES E TENSÕES DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL PAULISTA. O CASO DO ANTIGO HORTO DE RIO CLARO ................................................................144

Júlia Amabile Aparecida de Souza Pinto

 

Capítulo XIII      PERCEPÇÕES DE VIDA E DE MORTE NA PRÁTICA DOS BENZIMENTOS: ALTERIDADE, SIGNIFICADOS E IMAGINÁRIOS DAS RELAÇÕES DE CURA .............................................................158

Juliani Borchardt da Silva

Ronaldo Bernardino Colvero

 

Capítulo XIV      A MECENAS LAURINDA SANTOS LOBO E SEU SALÃO LÍTERO-MUSICAL MUNDANO COMO PATRIMÔNIOS CULTURAIS ..............................179

Luciana Campos Batista

 

Capítulo XV        PARA ALÉM DA ESTRUTURA: UMA HIPÓTESE ANALÍTICA SOBRE O VÍCIO (DES)FUNCIONAL DE AUTORREFERÊNCIA DA ESTRUTURA PATRIMONIAL ....................................................191

Luciano Chinda Doarte

 

Capítulo XVI      ENTRE QUEIJO E BENZIMENTO: COISAS E CURA NO SUL DE MINAS GERAIS ....................205

Mariana de Carvalho Ilheo

 

Capítulo XVII     APONTAMENTOS SOBRE RESERVAS TÉCNICAS: REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA RE-ORG ...................................224

Raquel França Garcia Augustin

Capítulo XVIII    AZULEJOS DE FACHADA NO CENTRO HISTÓRICO DO RECIFE: UM PATRIMÔNIO AMEAÇADO. SÉCULOS XIX-XXI .......................234

Viviane Sampaio Moraes