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Responsabilidade Socioambiental Empresarial: Uma Abordagem a Partir do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE – BM&FBOVESPA

Autor: Anelize Klotz Fayad
Páginas: 254 pgs.
Ano da Publicação: 2018
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 75,00

SINOPSE

APRESENTAÇÃO

 

Muito me honra o distinto convite da autora desta obra, para apresenta-la aos leitores.

Anelize Klotz Fayad, é advogada, pesquisadora com  sensibilidade voltada às causas que afetam a sociedade.

Seu trabalho, fruto de estudos e pesquisas profundas, revelam a preocupação em demonstrar de forma isenta e acurada, assunto de extrema relevância no mundo atual.

O desafio de tratar da “Responsabilidade socioambiental empresarial, uma abordagem a partir do índice de sustentabilidade empresarial – ISE – BM&FBOVESPA”, foi cumprido com uma qualidade técnica ímpar. Buscou a autora, preenchendo lacuna acadêmica sobre o tema, conciliar a relevância teórica com a utilidade prática, apresentando aos leitores importante instrumento de gestão empresarial.

A preocupação com a escassez dos recursos naturais aumenta a cada dia, as mazelas humanas consequência das desigualdades sociais e econômicas revelam a necessidade emergente da união de esforços dos setores empresariais, governamentais e da sociedade na busca de uma conciliação entre o desenvolvimento socioeconômico e a proteção ambiental.

Em sua obra, a autora demonstra que através de um planejamento estratégico envolvendo os três capitais, o social, o econômico e o ambiental, é possível, para as empresas, desenvolver uma gestão alicerçada na sustentabilidade e de modo transparente e ético, obter índices positivos e contribuir para a preservação da qualidade de vida no planeta para as presentes e futuras gerações. 

Primeiramente, a autora, adotando uma estrutura lógica nos capítulos, discorre teoricamente sobre os conceitos e temas necessários para contextualização do foco principal a ser tratado. Demonstra de forma acurada a necessidade de uma mudança de postura, do individual ao coletivo, para que o desenvolvimento sustentável possa ser alcançado.

Ao abordar a responsabilidade socioambiental das empresas, enfatiza os sistemas de gestão empresarial, as formas de controle como Compliance e os instrumentos que atuam nos índices econômicos e de sustentabilidade. De maneira interessante, demonstra que tais índices, em especial o ISE, agregam valor às empresas e atuam como incentivo para a realização de ações sustentáveis, que beneficiam a sociedade e o planeta.

Demonstrando a aplicação prática do tema, a autora de maneira atrativa, apresenta uma análise do resultado de questionários das dimensões geral e ambiental, respondidos por cinco empresas integrantes da carteira do ISE BM&FBOVESPA de 2016. 

A obra cumpre seu objetivo, com uma riqueza teórica e prática, busca difundir e aprofundar o conhecimento de tema pouco explorado nos meios acadêmicos, destacando-se a preocupação com o viés interdisciplinar dado a duas ciências afins, Direito e Administração, onde os pilares da sustentabilidade são desenvolvidos para a formação de uma necessária consciência empresarial de responsabilidade solidária pelo destinos do planeta. 

 

Regina Maria Bueno Bacellar

Advogada consultora, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Especialista em Direito Ambiental, professora das disciplinas de Direito Ambiental, Direito das Cidades e Direito de Energia em cursos de graduação e Pós-graduação em direito.

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1          RESPONSABILIDADE SOCIAL: DEFINIÇÕES, PRINCÍPIOS E TEORIAS

1.1       EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO EMPRESARIAL

1.1.1    A Responsabilidade Social da ONU e o Pacto Global

1.2       RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – RSAE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE

1.3       A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NO BRASIL, FATORES QUE CONTRIBUEM PARA SUA EVOLUÇÃO

1.4       MUDANÇAS DE HÁBITOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

1.5       O PROFISSIONAL DA FUNÇÃO COMPLIANCE AMBIENTAL E OS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

1.6       SUSTENTABILIDADE

1.7       MODELO TRIPLE BOTTON LINE

1.8       INFORMAÇÃO PARA CONSCIENTIZAÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL

1.9       REFORMULANDO VALORES: ÉTICA, TECNOLOGIA, GLOBALIZAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS

2          ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – ISE

2.1       ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – BOVESPA

2.2       QUESTIONÁRIOS DO ISE

2.3       VALORES DE SUSTENTABILIDADE CONSIDERADOS NO QUESTIONÁRIO GERAL

2.4       VALORES DE SUSTENTABILIDADE CONSIDERADOS NO QUESTIONÁRIO AMBIENTAL

2.4.1    Valores de Sustentabilidade considerados no Questionário Ambiental Instituição Financeira

2.5       AÇÕES EMPRESARIAIS SEGUNDO O GUIA SDG COMPASS E A INTERAÇÃO COM OS QUESTIONÁRIOS

2.6       EMPRESAS SOCIEDADES ANÔNIMAS

3          REFLEXOS SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL

3.1       BANCO BRADESCO S/A

3.1.1    Respostas ao Questionário Dimensão Geral

3.1.2    Respostas ao Questionário Dimensão Ambiental Instituição Financeira

3.1.3    A atividade financeira e a análise da RSAE Banco Bradesco S/A

3.2       COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA, COPEL

3.2.1    Respostas ao Questionário Dimensão Geral

3.2.2    Respostas ao Questionário Dimensão Ambiental

3.2.3    A atividade de produção de energia e a análise da RSAE COPEL

3.3       KLABIN S/A

3.3.1    Respostas ao Questionário Dimensão Geral

3.3.2    Respostas ao Questionário Dimensão Ambiental

3.3.3    A atividade de produção de papel e celulose e a análise da RSAE Klabin S/A

3.4       LOJAS RENNER S/A

3.4.1    Respostas ao Questionário Dimensão Geral

3.4.2    Respostas ao Questionário Dimensão Ambiental

3.4.3    A atividade têxtil/varejista e a análise da RSAE Lojas Renner S/A

3.5       NATURA S/A

3.5.1    Respostas ao Questionário Dimensão Geral

3.5.2    Respostas ao Questionário Dimensão Ambiental

3.5.3    A atividade cosmética (higiene e beleza) e a análise da RSAE da Natura S/A 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS