Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: Análise da Realidade Laboral dos Imigrantes e Refugiados Haitianos no Brasil

Autor: Kátia de Almeida Salvo
Páginas: 110 pgs.
Ano da Publicação: 2017
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 50,00

SINOPSE

Os haitianos vêm para o Brasil, país tão conhecido pela hospitalidade para com os estrangeiros, em busca de uma nova vida, com melhores oportunidades de trabalho e moradia decente. Ao chegarem, têm o sonho tolhido e passam a enfrentar um pesadelo. A vida deixa de existir dando espaço a sobrevivência. Perde-se a vontade lutar, o brilho nos olhos e, com ele, se vão todas as garantias fundamentais do ser humano.

Por que as pessoas ao redor fingem que não veem o que está acontecendo? É como se a escravidão ressurgisse das cinzas e tomasse lugar. O que estaria legitimando isto? A cor da pele? A origem? A falta de mão-de-obra? O valor barato da mão-de-obra? O capitalismo selvagem? Enquanto ninguém se faz estas perguntas, os olhos se cegam para a realidade. É mais fácil virar para o lado, fingir que não viu e deixar para pensar nisso depois...

Uma excelente monografia apresentada no Programa de Pós-Graduação da Escola da Magistratura do Trabalho – EMATRA, cuja orientação tive a honra e o prazer de realizar, a convite da autora, hoje se torna uma brilhante obra. Um tema tão urgente que carecia de literatura, tão bem colocado neste livro, com vasta pesquisa e fundamentação impecável.

Aproveito para parabenizar Katia não apenas pela conquista do livro, mas também pela coragem de enfrentar um tema tão importante, com tanto entusiasmo e paixão acadêmica.

Que a nossa luta pela materialização dos Direitos Humanos toque o coração de cada leitor, para que consigamos aliados nestas árduas batalhas. A mulher, o homem, o branco, o negro, o mestiço, o homossexual, o cristão, o mulçumano, o cidadão, o refugiado, o imigrante, antes mesmo de se encaixarem nestes estereótipos, são todos seres humanos dignos de respeito e compaixão.

Ressalte-se ainda a relevância desta leitura aos profissionais do direito e aos empregadores brasileiros, para que estes se conscientizem dos direitos dos trabalhadores e de suas responsabilidades legais.

Que a partir desta leitura, se abram os olhos, os horizontes e os corações.

 

Mariana Moreira Neves

Professora Orientadora da Escola da Magistratura – EMATRA. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Especialista em Direito Médico pelo Centro Universitário Curitiba – UniCuritiba. Autora do livro “Bullying Escolar”. Advogada