SINOPSE
Somos professoras universitárias, com ligações da juventude à maturidade em diversos ambientes de ensino, pesquisa e extensão. Com a sensibilidade da docência, travamos batalhas com perdas e ganhos, mas sempre convictas de que tínhamos algo em comum: um grande amor por tudo que envolvia o melhor para a Universidade. Na evolução, fomos também aprendendo a enxergar, com diversas percepções, todas as gerações que chegavam até nós, seus conflitos, ciclos de vivência e seus próprios embates.
Nem sempre temos as mesmas opiniões; mas, como tudo é natural em uma amizade, divergimos da forma mais agradável possível.
No essencial, estamos em pleno acordo: acreditamos total e irrestritamente em Educação e em seu poder de transformar a qualidade da vida das pessoas para que elas enxerguem a longevidade do seu ecossistema, pelo respeito e proteção a tudo e a todos. Essa cultura global avança do indivíduo aos grupos sociais, das escolas às universidades e centros de pesquisa, das iniciativas isoladas às grandes indústrias e setores de serviços. Empreendedorismo, capacidade de inovação, desabrochar de talentos, aumento da qualidade e da competência profissional estão todos associados ao ensino de excelência, seja pela incorporação de novas experiências, pelo aumento da reflexão, pela aprendizagem compartilhada e contínua.
No mundo corporativo, aplicar conhecimentos de ponta é diferencial de competitividade, porém na academia é a própria razão de sua existência. Assim, torna-se um compromisso mais intenso, por parte das autoras, disseminar informações que contribuam com processos ou com reflexões e críticas de elementos educacionais e de trabalho. Essa indução é necessária para se construir vários “espaços” de discussão. Não temos a pretensão de entender tudo como absoluto e tratamos muitas questões no óbvio. Sabemos, no entanto, que diversos processos e procedimentos estão se perdendo em detalhes por falta de um “sentar e discutir” ou “um disruptivo estudo ou processo”. Temos que ousar. Temos que pensar adiante do que já está posto. Estamos aqui colaborando na formação pelo repensar.
Os textos deste livro apresentam opiniões de cada uma de nós sobre vários temas. Como o tempo tem o hábito de passar, alguns serão simplesmente registros daqui à certo tempo. Registros, com uma memória que serviu para nos direcionar e estabelecer a melhor rota diante de tantos desafios do cotidiano. Após a leitura, que venham outros textos e novos pensares, construídos pelos leitores.
As autoras
---------------------
SUMÁRIO
Elenice Mara Matos Novak
A CULPA NÃO É MINHA! |11
A DIMENSÃO DO INSUCESSO |13
A INFLUÊNCIA DOS PROJETOS CULTURAIS |16
A INSEGURANÇA PASSA PELO SEU HÁBITO |18
AMBIÇÃO: QUANDO VIRA ARMADILHA PARA OS OUTROS |20
AMBIENTE CRIATIVO X CONTROLE DE HORAS |23
ATOS FALHOS: DO POUCO AO MAIOR PREJUÍZO |25
COMO APRESENTAR? |27
COMPETÊNCIAS NÃO TÊM PRAZO DE VALIDADE |29
AVALIEI OU FUI AVALIADO. E DEPOIS? |31
EMPREENDEDORISMO: O ENSINO, O TESTE, A REALIDADE |34
EQUIPES MULTI E INTERDISCIPLINARES: RECEITAS DE SUCESSO |37
FORMIGAS, ABELHAS, BESOUROS...CARREGAM MAIS DE 10 VEZES OS SEUS PESOS |39
INOVAÇÃO: O VETOR DE CRESCIMENTO |41
MEU FORTE É EXECUTAR |43
MISSÕES, CAUSAS |45
“NÃO ERA O QUE EU ESPERAVA” |49
NÃO ESPERE O PODER PÚBLICO, CRIE ALTERNATIVAS PARA SUA COMUNIDADE |51
NOSSOS ÍDOLOS, NOSSOS MENTORES |53
O TEAR DE PENÉLOPE |55
PENSAR DEBAIXO DE UMA ÁRVORE |58
CONHECIMENTO E INFORMAÇÕES: PROTEÇÃO AOS CONTEÚDOS |61
QUAL SEU LEGADO? |64
RESGATE A LEITURA |66
SEU NOME É... |68
EQUIPE: O CENTRO DE GRAVIDADE DE TODA ORGANIZAÇÃO|71
VOCÊ É A IMAGEM DE SUA ORGANIZAÇÃO |74
JOÃO-DE-BARRO |76
ACESSIBILIDADE: ESCREVER, APLICAR, INVESTIR |78
VAMOS FALAR DE... |80
Wanda Camargo
A CRASE |85
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA |87
A LITERATURA NAS ESCOLAS |90
O CELULAR NA ESCOLA |92
CONEXÕES |94
CTRL+ALT + ESCOLA |97
DESASTRES E ACIDENTES |100
DIGNIDADE |102
EMPREENDEDORISMO COMO MOLA PROPULSORA |104
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |106
EXPERIÊNCIA |108
FÉRIAS, ENFIM |110
FORMAÇÃO EDUCACIONAL E MUNDO DO TRABALHO |112
INOVAÇÕES – ENSAIO E ERRO |114
INTELIGENCIA ARTIFICIAL? |116
INTERNACIONALIZAÇÃO OU INTERIORIZAÇÃO |118
LIBERDADE E RESPONSABILIDADE |120
MASSIVA E INTERATIVA |122
METODOLOGIAS ATIVAS |125
MÍDIAS E PROCESSO EDUCACIONAL |127
NOVAS FORMAS DE APRENDER |130
O ALUNO E A COMUNIDADE DE CONHECIMENTO |132
O CANTO DAS SEREIAS |134
O PROFESSOR E A COMUNIDADE DE CONHECIMENTO |136
SUPERDOTAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA |138
OBJETOS DE APRENDIZAGEM |140
OUVIR ESTRELAS |143
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA |145
UMA HISTÓRIA DE MAÇÃS |147
ÚTIL E INÚTIL |149
-------------------
Elenice Mara Matos Novak
Graduada em Administração de Empresas e em Licenciatura, possui o grau de Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Exerce o cargo de Professora do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná. Experiências: docência e orientação de projetos na área de Ciência da Computação, com ênfase em TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO DE PROJETOS e GESTÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, associando-as aos seguintes temas: Administração de empresas de Informática; Novas Tecnologias e Aplicações; Tecnologia da Informação e Inovações em empresas; Planejamento, implementação e gestão de projetos de Tecnologia da Informação; Gestão tecnológica e de inovação; Empreendedorismo; Ambientes de Inovação: Requisitos de implementação e indicadores para viabilidade e sustentabilidade de projetos inovadores. Experiência em Gestão Pública e em desenvolvimento de projeto, implantação e coordenação de Unidades (Núcleo de Qualidade e Produtividade e Núcleo de Empreendedorismo e Projetos Multidisciplinares – pré-incubadora e incubadora tecnológica) na UFPR. Atuou como Coordenadora de Planejamento Institucional da UFPR. Exerceu o cargo de Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Educação à Distância dessa Universidade; foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Diretora Executiva da Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná.
Wanda Camargo
Engenheira Civil e Licenciada em Física. Especialista em Metodologia de Ensino e Mestre em Ciências Geodésicas. Lecionou Análise Numérica em cursos de graduação e pós graduação na Universidade Federal do Paraná, onde exerceu também vários cargos de gestão universitária. Voltada ao estudo da melhoria do processo educacional, suas pesquisas estiveram relacionadas às diversas teorias da Aprendizagem.
É autora de publicações técnicas na área de Análise Numérica, nas quais seu interesse pelas formas mais didáticas do ensino da matemática aplicada fundamenta a apresentação dos temas. Voltou à vida acadêmica na UniBrasil, da qual atualmente é Assessora da Mantenedora e coordena projetos culturais.
|