Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

REFLEXÕES SOBRE DIREITO E ECONOMIA

Autor: COORDENADOR: Antonio Benedito de Siqueira – ORGANIZADOR: llton Garcia da Costa
Páginas: 132 pgs.
Ano da Publicação: 2016
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 50,00

SINOPSE

É com enorme satisfação que organizei e agora apresento esta obra, interdisciplinar, resultado do esforço empreendido por comprometidos pesquisadores, de diversos Programas Stricto Sensu de instituições referenciais de excelência, que têm recebido, merecidamente, o reconhecimento da sociedade em geral e da comunidade cientifica.

A cada capítulo que recebia, do que depois viria a ser o livro, ficava mais encantado e entusiasmado com os temas tratados e suas ousadas abordagens e reflexões.

Livro composto em sete capítulos, todos de provocante e necessária leitura, sempre com a profundidade merecida para cada assunto, não deixa ninguém sair incólume das considerações de cada temática abordada.

O primeiro capítulo, “­­­­­­­­­­­­­­­ISENTAR DE TRIBUTOS PARA FACILITAR A INCLUSÃO SOCIAL”, de minha autoria e de Adolfo Carlos Rúbio Prosdócimi, tece considerações de como a inclusão social está em evidência, tanto de pessoas portadoras de deficiência, como, também, de pessoas carentes e necessitadas como ato fraterno e civilizado.

O segundo capítulo, “­­­­­­­­­­­­­­­A MOEDA NAS ECONOMIAS ASSOCIATIVA E SOCIALISTA”, de autoria do coordenador da obra, Antonio Siqueira, traz importantes considerações sobre a Economia Associativa e sua relevância na sociedade contemporânea.

O terceiro capítulo, “A PREVENÇÃO AMBIENTAL COMO DECORRÊNCIA DO FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL E O ELOQUENTE EXEMPLO DAS LICITAÇÕES E DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS”, de autoria de Tatiana Denczuk e Daniel Ferreira, trata de como a significativa evolução econômica e industrial vivida pela sociedade, a partir do século XIX, trouxe como efeito indesejado a perda de capital natural, e de como o desenvolvimento sustentável, enquanto resposta à crise, impacta na legislação como um dos mais importantes princípios do direito ambiental brasileiro.

No capítulo quatro, “A INTERFERÊNCIA DOS TRIBUTOS NA ATIVIDADE ECONÔMICA”, o autor Demetrius Nichele Macei aborda a necessidade de se levar em conta, em uma análise tributária, a compulsoriedade dos tributos e seus impactos e interferência na atividade econômica e na economia.

O capítulo quinto, “OS DIREITOS À INTIMIDADE E À PRIVACIDADE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO”, de autoria de Luiz Eduardo Gunther, busca trazer uma reflexão atualizada sobre a identificação da diferença entre os significados dos vocábulos privacidade e intimidade, especificamente na seara do Direito do Trabalho, enquanto fundamentos de proteção à dignidade da pessoa humana.

Já o capítulo sexto, “ESPANHA: CRISE ECONÔMICA E A REFORMA LABORAL DE 2012, UMA ANÁLISE CRÍTICA”, de autoria de Emilia Daniela Chuery Martins de Oliveira e Marco Antônio César Villatore, traz uma abordagem da grande crise econômica espanhola com enfoque nas relações de trabalho. O tema engloba as consequências econômicas da crise e as medidas legislativas tomadas pelo governo para conter o desemprego e fomentar a contratação e a manutenção de postos de trabalho. Apresenta um breve relato das principais mudanças ocorridas através da Lei 35/2010 e da 3/2012 e as críticas formuladas à reforma laboral espanhola de 2012.

No sétimo capítulo, “CIDADANIA E TRIBUTAÇÃO: BREVE E DESPRETENSIOSO ENSAIO”, de autoria de Octavio Campos Fischer, expõe breves considerações sobre tema pouco tratado pela doutrina tributária, mas de suma importância para o desenvolvimento e o fortalecimento de uma consciência comunitária de um Estado Democrático de Direito.

Recomendo a leitura desta obra para todos aqueles que se interessem pelo Direito, pela Economia, e em especial para todos aqueles que estudam sobre os desafios da sociedade contemporânea.

Ilton Garcia da Costa

Professor do Doutorado, Mestrado e Graduação da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Vice-Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-SP (2013-2015), Vice-Presidente  da Comissão de Estágio da OAB-SP(2013-2015), Avaliador de Cursos e Institucional MEC - INEP,  Doutor e Mestre em Direito  pela PUC SP, Mestre em Administração, Líder do Grupo de Pesquisa em Constituição, Educação, Relações de Trabalho e Organizações Sociais – GPCERTOS,  Diretor do Instituto Jacques Maritain do Brasil, Especialista em Formação Profissional – Alemanha,    Matemático, Advogado. Email iltoncosta@uenp.edu.br e iltongarcia@gmail.com.

------------------------------------------------

SUMÁRIO

1. ISENTAR DE TRIBUTOS PARA FACILITAR A INCLUSÃO SOCIAL..............................................................................................07

Adolfo Carlos Rúbio Prosdócimi

lton Garcia da Costa

2. A MOEDA NAS ECONOMIAS ASSOCIATIVA E SOCIALISTA....27

Antonio Benedito de Siqueira

3. A PREVENÇÃO AMBIENTAL COMO DECORRÊNCIA DO FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL E O ELOQUENTE EXEMPLO DAS LICITAÇÕES E DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS...................................................37

Daniel Ferreira

Tatiana Denczuk

4. a interferência dos tributos na atividade econômica.....................................................................................59

Demetrius Nichele Macei

Graziela C. da Silva B. Machado

5. ESPANHA: CRISE ECONÔMICA E A REFORMA LABORAL DE 2012, UMA ANÁLISE CRÍTICA.........................................................73

Emilia Daniela Chuery Martins de Oliveira

Marco Antônio César Villatore

6. OS DIREITOS À INTIMIDADE E À PRIVACIDADE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO.............................................................89

Luiz Eduardo Gunther

7. CIDADANIA E TRIBUTAÇÃO: Breve e Despretensioso Ensaio............................................................................................113

Octavio Campos Fischer