Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

A LIBERDADE DE NÃO TER MEDO - MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA CIVIL

Autor: René Ariel Dotti
Páginas: 160 pgs.
Ano da Publicação: 214
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 65,00

SINOPSE

MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA CIVIL

DA DITADURA MILITAR À DEMOCRACIA CIVIL

A LIBERDADE DE NÃO TER MEDO

ANEXOS:

HABEAS CORPUS EM FAVOR DOS JORNALISTAS (1966)

HABEAS CORPUS EM FAVOR DO PROF. JOSE RODRIGUES VIEIRA NETTO (1966)

O EXERCÍCIO POLÍTICO DA PALAVRA E A QUESTĂO DA SEGURANÇA NACIONAL

(René Ariel Dotti e Wagner Rocha D’Angelis)

LIBERDADE DE LEITURA

(René Ariel Dotti e Augusto Sussekind de Moraes Rego)

---------------------

PREFÁCIO

 

“Para que não se esqueça,

para que não mais aconteça”

 

O texto acima encontra-se escrito no troféu entregue pela OAB-PR em homenagem aos advogados que atuaram na defesa de presos políticos durante o ato público “50 Anos do Golpe Civil Militar.

Nenhuma homenagem é demasiada para agradecer àqueles que lutaram contra a falta de liberdade, contra a opressão e contra a tirania, pois, além da homenagem fazer justiça, presta um serviço pedagógico à sociedade ao relembrar da difícil luta pelos Direitos e das sérias consequências de um regime de exceção e de medo.

Como já foi dito, “a história se repete como farsa”, e, realmente, vemos, ciclicamente, jovens clamando publicamente por uma intervenção militar, por um “golpe militar”: “éramos felizes e não sabíamos!”. Não... quem não sabe o que é viver sob a tortura e o medo são eles! Eles é que não sabem o que é viver silenciado, acuado e amedrontado, desconfiado de tudo e de todos! Não! Não éramos felizes e sabíamos disto!

Este livro, portanto, homenageia, na pessoa do Prof. René Dotti, por sua história de vida e de luta pela justiça e pela liberdade, à todos os advogados que lutaram e lutam contra a opressão e tirania, que lutam contra as injustiças e postam-se como verdadeiros guardiões do Estado Democrático de Direito.

Anthony Leahy

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná - Membro da Academia de Cultura de Curitiba - Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Cidadão Honorário de Curitiba.