Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO - 80 anos de Gooooolllll - A História do Rádio Esportivo no Paraná

Autor: Josias Lacour
Páginas: 326 pgs.
Ano da Publicação: 2014
Editora: Instituto Memória
De: R$ 85,00 - por: R$ 80,00

SINOPSE

Eternizar nomes, famosos ou modestos, reconhecer méritos, destacar feitos e fazer conhecidos profissionais do rádio esportivo paranaense que não tiveram a felicidade de falar para os ouvintes mais jovens. Ponto central desta obra. Nota dez, com louvor.

O Autor não se preocupa em promover rivalidades ou estabelecer competição entre os construtores do veículo de comunicação de acesso mais fácil, o rádio. De fácil mobilidade, circula em casa, no escritório, nos carros, na roça, nos presídios, nos hospitais, entre os garis, enfim, por onde transite o ser humano.

O autor do livro foi um astuto repórter, soube ouvir pessoas de todos escalões sociais. Talentoso, se comunicou com elegância e em linguagem fácil de ser compreendida.

O Paraná criou a terceira mais antiga emissora de rádio do Brasil, a nossa Rádio Clube Paranaense, a consagrada PRB2, ouvida no país inteiro e no exterior, graças aos seus potentes transmissores, de ondas médias e curtas. Ali trabalhei vários anos, falando de todos os estados do país e de vários pontos do planeta, o que marca em mim uma grandiosa emoção.

Com certeza este foi o sentimento do estimado Josias Lacour. Sem egoísmo, com grandeza e humildade, oferece formidável contribuição para as gerações que se multiplicaram em nosso Paraná, berço de competentes profissionais de rádio. Josias foi ao limite do seu empenho para fazer uma obra para consulta e ampliação de conhecimento sobre narradores, comentaristas, repórteres e apresentadores das emissoras de rádio que os anos multiplicaram em nossos municípios.

A obra do Autor poderia ser apesentada como uma Enciclopédia do Rádio Esportivo deste pedaço do Brasil que, sem ufanismo, amamos porque muitos de nós aqui nascemos, prosperamos e fincamos nossas raízes para a vida inteira.
Não menciono nomes para não ser injusto com outros tantos.

Josias Lacour está de parabéns pelo estafante trabalho, empenhado na minuciosa pesquisa e na elaboração de obra tão, valiosa para enriquecer nossos conhecimentos sobre o fantástico mundo do rádio esportivo paranaense.  

Gratíssimo velho e respeitado companheiro.

Airton Ravaglino Cordeiro