Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO! MUNDO AFORA - CRÔNICAS DE VIAGEM - COLEÇÃO RUMOS

Autor: Arriete R.de Abreu, Franco Rovedo, Jocelino Freitas, Carolina Vila Nova, Marilena Wolf De Mello, Neyd Montingelli
Páginas: 100 pgs.
Ano da Publicação: 2014
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 25,00

SINOPSE

É verdade, Goethe tinha mesmo razão ao afirmar que “a viagem é um golpe mortal contra o preconceito”. As viagens nos tiram da ignorância, e cada viagem não é só uma viagem: é um “antes, um durante e um depois”. E tem também o “antes do antes”, e há o “depois do depois”. Há os preparativos, com o fazer malas, com os sonhos, os planos e as expectativas; no retorno há o desfazer de malas e a entrega dos presentinhos, o compartilhar fatos e impressões. Existem as surpresas (boas e más) que viram aventuras (receber a fatura do cartão de crédito é uma delas); Há o aprendizado quanto a culturas, gostos, idiomas, comportamentos, hábitos... que incorporamos ao que somos e à nossa visão do mundo. Ninguém sai ileso de uma viagem!

 

Este livro faz parte da Coleção Rumos, que visa resgatar os guardados da memória propiciando revivê-los, a partir do compartilhamento destes momentos. Afinal, o que não se compartilha se perde!

Coleção iniciada em março, lançamos sete volumes no ano de 2013. Este é o oitavo volume, o primeiro publicado em 2014. Ao todo, mais de 100 autores envolvidos, entre escritores profissionais, empresários, políticos, estudantes... Nosso objetivo é desmistificar a dita arte de escrever, mostrando que o único pré-requisito, em princípio, é estar vivo e ter vida vivida e convivida para compartilhar.

Quantos livros vão ser? Tantos quantas forem as viagens e o prazer de imortalizá-las, afinal, o que não se compartilha, se perde!

---

Anthony Leahy – Editor - Doutor Honoris Causa - Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná - Membro da Academia de Cultura de Curitiba - Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.
Cidadão Honorário de Curitiba; Moção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Paraná; Comenda Bravos Cavaleiros de São Paulo; Medalha Simon Bolívar de Mérito Cultural e Colar Rui Barbosa de Realizador Cultural.
Autor de 12 livros sobre Formação da Identidade Cultural Curitiba e Palestrante sobre “Identidade Nacional e Cultura Regional”.

 

SUMÁRIO

 

7

“Destemido Navegante” -

SOLTAR AS AMARRAS

Arriete Rangel de Abreu

 

13

IMPRESSÕES SOBRE DUBAI:

UMA CIDADE DE CONTRASTES

Bernadete Zagonel

 

22

VOU ALI LAVAR

MINHA ALMA E JÁ VOLTO

Carol Vilanova

 

27

“Viagem de Natal”

VIDAS DE PRESENTE

Franco Rovedo

 

 

 

 

42

UM HOMEM PREVENIDO VALE POR DOIS

Jocelino Freitas

 

49

TRANSPORTES E DESLOCAMENTOS

Jocelino Freitas

 

55

O PRIMO E A BRASÍLIA VERMELHA

Jocelino Freitas

 

58

O POETA ESTÁ VIVO!

Jocelino Freitas

 

64

EM VENEZA, COM OS FANTASMAS

Marilena Wolf de Mello Braga

 

74

PENAS DE GANSO

Neyd Montingelli