Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO! DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES - ROLEZINHOS

Autor: Coletânea - Anthony Leahy (Organizador)
Páginas: 100 pgs.
Ano da Publicação: 2014
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 30,00

SINOPSE

Será admirável o nosso novo mundo?” - Aldous Huxley.

O Brasil é uma sociedade de iguais? A cidadania é plena e pode ser livremente exercida? Podemos chamar nossa sociedade de civilizada? Ou é uma forma contemporânea de barbárie? Somos efetivamente uma sociedade democrática de direito?

“A luta pelo direito é dever do homem para consigo mesmo; a defesa do direito é dever do homem para com a sociedade...”. Rudolf von Ihering

A proposta deste livro é contribuir para a formação de “massa crítica” a partir de um debate essencial, urgente e científico no sentido de enxergar/entender o problema e contribuir para o urgente repensar e recriar da sociedade, enquanto modelo e princípio.

ANTHONY LEAHY - Editor do Instituto Memória. Ex-diretor da Fundação Orlando Gomes – UFBA – Universidade Federal da Bahia. Ex-Coordenador da EMAB – Escola de Magistrados da Bahia/Tribunal de Justiça. Ex-coordenador de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho. Doutor Honoris Causa. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Membro da Academia de Cultura de Curitiba. Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Cidadão Honorário de Curitiba. Moção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Paraná. Comenda Bravos Cavaleiros de São Paulo. Medalha Simon Bolívar de Mérito Cultural e Colar Rui Barbosa de Realizador Cultural. Autor de 12 livros sobre Formação da Identidade Cultural de Curitiba e Palestrante sobre “Identidade Nacional e Cultura Regional”.

SUMÁRIO

ROLEZINHO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOB O VIÉS DA INFORMAÇÃO E DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, COMO FACILITADORES DE UMA MUDANÇA CULTURAL. - Alex Volnei Teixeira/Maria do Carmo Duarte Freitas

A HERMENÊUTICA DOS ROLEZINHOS -  Clayton Reis

E O PARAÍSO DA CLASSE OPERÁRIA  ERA O SHOPPING. - Daniel Medeiros

ROLEZINHOS: ATOS DE BARBÁRIE OU DE REVOLUÇÃO? - Eduardo Biacchi Gomes/Luis Alexandre Carta Winter

DIÁLOGO IMPROVÁVEL - Jocelino Freitas

ROLEZINHO - Jocelino Freitas

ROLEZINHOS - Luislinda Dias de Valois Santos

AMIGO DE VERDADE FALA NA CARA! - ROLEZINHOS, O JOVEM E AS MIDIAS SOCIAIS - Marcos Meier

O CAOS OU A NOVA ALIANÇA? - Marilena Wolf de Mello Braga

TODOS TÊM DIREITOS E TODOS TÊM RESPONSABILIDADES NOS ROLEZINHOS - Ricardo Costa de Oliveira

O DIREITO À REUNIÃO PACÍFICA: “ROLEZINHOS”, REDES SOCIAIS - E OUTROS FENÔMENOS CONTEMPORÂNEOS - Sergio Karkache

 

AUTORES PARTICIPANTES:

 

ALEX VOLNEI TEIXEIRA - Especialista em Metodologia Científica. Coordenador Geral de Pós-Graduação Lato Sensu  e Professor do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA.

MARIA DO CARMO DUARTE FREITAS - Doutorado e Mestrado em Engenharia da Produção. Professora da Gestão da Informação e Engenharia de Produção da UFPR - Universidade Federal do Paraná

EDUARDO GOMES - graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 1993, possui Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000), Especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2001 e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). É Pós-Doutor em Estudos Culturais junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estudos realizados na Universidade de Barcelona. Professor Visitante na Universidade de Los Andes, Chile. Atualmente é professor-adjunto integrante do quadro da UniBrasil , Graduação e Mestrado em Direito, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (professor titular) e da Facinter. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional e Direito da Integração, atuando principalmente nos seguintes temas: blocos econômicos, direito comunitário, direito internacional público, direito da integração, mercosul e direito constitucional, foi consultor jurídico do MERCOSUL em 2005 e 2006. Foi Editor Chefe da Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, vinculado ao Programa de Mestrado em Direto das Faculdades Integradas do Brasil, Qualis B1, desde a sua fundação e atualmente exerce as funções de Editor Adjunto. Atualmente é vice coordenador do Programa de Mestrado em Direito da UniBrasil.

LUÍS ALEXANDRE CARTA WINTER - Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1984), Especialização em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988), Mestrado em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e Doutorado em Integração da América Latina pelo USP/PROLAM (2008). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná na graduação (onde foi Coordenador entre 1987 a 1989), na pós lato sensu onde coordena a especialização em Direito, logística e negócios internacionais, e no strito sensu, no mestrado e doutorado. Ex-professor titular e ex-Coordenador "(2005-2010) do Curso de Direito da Faculdade Internacional de Curitiba, professor titular do Centro Universitário Curitiba e da FAMEC. Advogado militante deste 1984 e consultor jurídico, atuando principalmente nos seguintes temas e áreas: contratos, integração regional, mercosul, relações internacionais, direito marítimo, legislação aduaneira, direito internacional econômico e direito internacional.Coordenador do NEADI (www.neadi.com.br). Membro de Centro de Letras do Paraná e do Instituto de Advogados do Paraná.

DANIEL MEDEIROS - Formado em Direito pela PUCPR, especialista em Filosofia Contemporânea, mestre/doutor em Educação Histórica pela UFPR. Professor há 27 anos. Autor de livros didáticos e paradidáticos, pesquisador do CNPQ e LAPEDUH (Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica - UFPR). Articulista em grandes jornais e comentarista da CBN. Diretor pedagógico do www.siteduc.com.br

 

LUISLINDA DIAS DE VALOIS SANTOS - Desembargadora TJBA, realizou diversos projetos de nclusão e contra a discriminação, conquistando vários prêmios. Autora de diversos livros.

MARCOS MEIER - professor de Matemática, Psicólogo e Mestre em Educação. Comentarista em rádio e TV a respeito de educação de filhos, relacionamento e desenvolvimento da inteligência. Escritor e palestrante referencial sobre a Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva de Reuven Feuerstein (Teoria da Mediação da Aprendizagem).

CLAYTON REIS - Magistrado aposentado do TJPR. Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre pela UFPR. Especialista em Responsabilidade Civil pela UEM. Professor do Curso de Mestrado do CESUMAR. Professor da graduação e especialização dos cursos de Direito da UTP e UNICURITIBA. Professor da Escola da Magistratura do Paraná.

 

RICARDO COSTA DE OLIVEIRA - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Master of Science in Urban Development Planning - University College of London (1987) e Doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP (2000). Professor concursado da Universidade Federal do Paraná desde 1990. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Orientou 3 teses de Doutorado e 14 dissertações de Mestrado em Sociologia pelo Programa da UFPR. Orienta atualmente várias teses de Doutorado e dissertações de Mestrado em andamento. Exerceu por 4 vezes a Chefia do Departamento de Ciências Sociais e já foi Coordenador do curso de Ciências Sociais da UFPR. Ex-Vice-Presidente da APUFPR. Ex-Conselheiro da Fundação Araucária do Paraná. Ex-Coordenador de Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Estudos do Poder Local, atuando principalmente nos seguintes temas: política paranaense, poder político, poder local, estruturas de parentesco e poder político e poder legislativo. Atualmente também pesquisa a genealogia genética Brasileira em um projeto internacional.

JOSÉ ALEXANDRE LIMA GAZINEO - Advogado. Ex-Advogado Geral Adjunto do Senado Federal. Professor de Direito Civil e Administrativo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Universidade do Legislativo Brasileiro (UNILEGIS). Diretor da Secretaria Administrativa do Senado Federal.

JOSÉ EDUARDO CARREIRA ALVIM - Doutor em Direito, professor da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Escritor com mais de 20 obras jurídicas publicadas. ex-Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. 

JOCELINO FREITAS - Advogado na Freitas & Silva Advogado. Escritor com mais de 10 obras publicadas. Advogado militante; Formado em Direito pela PUC-PR em fev/89; Pós-graduado em Direito do Trabalho, também pela PUC-PR, em 2004; Articulista de matérias jurídicas no Jornal "O Debate". Grão-Mestre da Grande Loja Unida do Paraná no período 2008-2010; Vice-presidente do CLIPSAS - Centro de Ligação e Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo - para o período 2010-2013; Membro efetivo do Supremo Conselho do Grau 33º Francisco de Montezuma.

SERGIO KARKACHE - mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Direito Tributário e Processual Tributário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR); Procurador da Fazenda Nacional. É ainda professor da Escola de Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR), Escola Superior da Procuradoria da Fazenda Nacional (ESPGFN), Escola Superior da AGU (ESAGU), Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), e Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST/PR).

MARILENA WOLF DE MELLO BRAGA é jornalista, formada pela PUC/PR,  professora convidada da Fundação Getúlio Vargas, para MBAs em Responsabilidade Social. Diplomada pelas Universidades de Bologna (Itália), Castilla-La-Mancha (Espanha), e pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho, de Turim, Itália (CIF-OIT), como Especialista Latinoamericana em Relações e Temas do Trabalho, com ênfase em Mercados de Trabalho e Políticas de Emprego. Especialista, também pelo CIF-OIT, em Políticas de Gênero, dentro do Programa de Diálogo Social para as Américas. É autora dos ensaios “Trabajo y Família”, apresentado no Chile, em 2010. “Economia, Democracia e Relações de Trabalho”, Colômbia, 2005. “O Papel das Relações do Trabalho no Brasil”, Argentina, 2007, disponíveis na Biblioteca Virtual de www.itcilo.org . Tem cerca de 600 artigos publicados, sobre política, economia e comportamento social, ao longo dos últimos quarenta anos.