Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ARCABUZES - Prêmio Nacional de Romance

Autor: Noel Nascimento
Páginas: 280 pgs.
Ano da Publicação: 2007
Editora: Instituto Memória - Juruá Editora
Preço: R$ 59,90

SINOPSE

O romance "Arcabuzes" esclarece a história, a realidade social brasileira em movimento. A Pátria nascida em luta contra o colonialismo, a revolução das massas urbanas em busca da Independência, da Abolição e da República. Como conseqüência destas duas últimas revela a guerra civil com a qual a contra-revolução envolveu o país. Forças legalistas e forças rebeldes travaram batalhas, verdadeiras chacinas de combatentes, de prisioneiros e, quando vitoriosas, caçavam os adversários políticos para degolá-los.
É, por excelência, o Romance Épico do Brasil. Conta os fatos decisivos na formação do Brasil, partindo do ponto de vista do povo, personagem principal da História. Tendo como cenário os 3 Estados do Sul do Brasil, o leitor tem diante de si um livro que tenta decifrar o Brasil real na transição da Monarquia para a República.
Afinal, deflagradas as lutas, a morte faz a colheita dos ódios plantados pelo poder.

CURRÍCULO DO AUTOR

Noel Nascimento - Nasceu em Ponta Grossa em 1925, formou-se em Direito e foi membro do Ministério Público do Estado do Paraná, tendo se aposentado como Procurador de Justiça. É ao mesmo tempo romancista, ensaístas e poeta. Colaborou durante décadas em jornais e revistas com ensaios, poemas e textos literários. Publicou "A Justiça e o fim da Repressão", "Casa Verde", "Coreto de Papel", "Cosmonave", "A Nova Estética", "A Escola Humanista", “Contos Fantásticos”, “A Revolução do Brasil”, “A Nova Civilização”, entre outros. Percebe-se nele, desde logo, um pensador inconformado com a realidade que o rodeia, indignado com as contradições sociais que atormentam a humanidade. É membro da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Túlio Vargas - Presidente da Academia Paranaense de Letras.

SUMÁRIO DA OBRA
Apresentação
Prólogo
Pedro Tropeiro
A Fazenda
Relações Primordiais
Visita Imperial
Gazeio
Coré-Etuba
Paixão Profana
O Rio Histórico
Festas Chilenas
A Alvorada Republicana
Anarquia
Fuga
O Presidente
Amor e Opressão
A Vingança
Os Maragatos
Inhanduí
Depois das Bodas
O Estado Dividido
O Fim do Mundo
O Meio da Guerra
A Bala
Tijucas
Vitória Dragontina
A Queda da Lapa
A Consagração
Finais