Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Tempo e Memória na Lírica de Adélia Maria Woellner

Autor: Clarice Braatz Schmidt Neukircher
Páginas: 204 pgs.
Ano da Publicação: 2011
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 65,00

SINOPSE
 O presente trabalho é o resultado da dissertação acadêmica elaborada durante o período do mestrado.
 
A escolha pela obra da poeta paranaense Adélia Maria Woellner se deu graças ao encanto provocado pela lírica woelleriana, uma vez que sua obra já despertava minha atenção e era objeto de minhas pesquisas no período de graduação. Além disso, a opção pelas obras de Woellner justifica-se pela importância da autora no panorama mais amplo da literatura Do Estado do Paraná, além do reconhecimento que sua obra tem atingido no exterior, apesar de continuar praticamente desconhecida nos campos acadêmicos.
 
Assim, surge esta obra com o propósito de apresentar e resgatar o percurso literário e social da poeta Adélia Maria Wollner. Privilegiou-se o tema do tempo e da memória, haja vista ser este um tema recorrente na literatura de todos dos tempos, - como é o caso de poemas em que se rememora a infância - bem como pelo fato de ser a memória considerada, por teóricos como Halbwachs e Bérgson, um elemento essência à vida humana.