Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Educação - Desafio & Superação

Autor: Elinor Eschholz Ribeiro
Páginas: 154 pgs.
Ano da Publicação: 2010
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 35,00

SINOPSE
 
EDUCAÇÃO: DESAFIO&SUPERAÇÃO
 
Este livro fornece subsídios importantes na área de Educação de Jovens e Adultos, na atitude do professor como educador, na apresentação de alguns procedimentos metodológicos, na importância da postura pedagógica em sala de aula e em um trabalho de pesquisa com uma aluna do Curso de Pedagogia com Necessidades Educativas Especiais.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Escrever é pensar
A importância do material escrito
O contador de histórias
Pobre homem que rouba
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Alfabetização de adultos
Alfabetização de adultos na UFPR
Alfabetização de adultos, um desafio
Como o adulto aprende
Educação Básica para todos
Educação-Já
GIESE: escolaridade nas empresas
O adulto analfabeto no mundo letrado
O alfabetizador de adultos
O analfabetismo adulto
O analfabetismo adulto é um problema mundial
O aprendiz adulto na escolaridade básica
O problema e a consequência em educação
Professor, que profissão é esta?
Um saber sem escrita
A construção do saber
A luta contra o analfabetismo no Paraná
A mulher analfabeta, uma excluída
A mulher cidadã
 
 
 
 
PROFESSOR X EDUCADOR
 
Professor, prestígio zero. Será?
Profissão: professor
Ensino e educação são tarefas com exigências próprias
O ato de pensar na educação
O papel do professor na sala de aula
O pedagogo
Paulo Freire, anistiado
Educar é substantivamente formar
Paulo Freire, o grande educador
 
METODOLOGIAS
 
O “erro” na avaliação escolar
O que é uma escola de qualidade
A disciplina como instrumento educativo
A tecnologia e o processo educativo
Interdisciplinaridade
Mapas conceituais: uma estratégia de aprendizagem
 
POSTURAS PEDAGÓGICAS
 
Bullying x Violência
Métodos de Alfabetização em debate: construtivismo x método fônico
Nove anos para o ensino fundamental
Paulo Freire e o Mobral
A Paz como um bem universal
Afinal, o que é competência?
Alfabetização aos seis anos
 
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
 
Levanta-te, chega pra cá e vem para o meio
O olhar do (d) eficiente sobre si mesmo: relato de uma experiência no ensino superior
Inclusão: o privilégio de conviver com as diferenças
 
 
Elinor Eschholz Ribeiro: professora aposentada do Ensino Fundamental. Especializada em Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica. Professora adjunta concursada do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela UFPR. Professora da Uniandrade há 10 anos. Coordenadora de projetos na área de Educação de Jovens e Adultos, na UFPR, durante 15 anos. Articulista de temas sobre Educação no jornal Gazeta do Povo.